Caminhões Mercedes-Benz 2023 serão mais econômicos
Caminhões Mercedes-Benz 2023 serão mais econômicos com os novos motores OM 471
Os caminhões Mercedes-Benz serão mais potentes e econômicos com a nova geração de motores OM 471 de 530 cavalos. Com a tecnologia BlueTec 6, a redução do consumo de diesel chega a 8%. O propulsor atende ao Proconve P8 (Euro 6) e alinha os veículos brasileiros aos da Daimler Truck, na Alemanha. O sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores também foi atualizado. As novas linhas Accelo, Actros, Arocs e Atego serão apresentadas na Fenatran, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo.
A eficiência no consumo de combustível, melhor desempenho, dinâmica e conforto de condução são os diferenciais da terceira geração do motor OM 471 LA. A tecnologia BlueTec 6 permite a economia de combustível de até 8% em comparação com o Actros atual. O aperfeiçoamento do conjunto propulsor incluiu também a nova transmissão automatizada com a seleção de marchas ainda mais precisa.
Avançada tecnologia
• A cabine atual, agora chamada de Space Top, remete a um sofisticado carro de passeio. Além do banco pneumático, o quadro de instrumentos digital é de 12 polegadas e pode ser personalizado pelo condutor.
• A segunda geração do MirrorCam, lançada na Europa em abril deste ano, estará disponível no Actros 2023 brasileiro. Os aperfeiçoamentos aproximam ainda mais as imagens às do retrovisor comum.
• A evolução do sistema de câmeras aperfeiçoou a visibilidade em locais escuros ou mal iluminados. Também em situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos.
Conforto e segurança
• A linha Accelo 2023 traz aperfeiçoamentos visuais como faróis com luzes diurnas em LED e novos espelhos auxiliar e frontal de aproximação. A coluna de direção é ajustável e o quadro de instrumentos digital com tela de 10,4 polegadas. O caminhão leve ganhou também controles eletrônicos de estabilidade e de tração, auxílio de partida em rampa e luzes de frenagem de emergência. O motor e a transmissão manual ou automatizada de seis velocidades também são novos.
• O Atego também teve aperfeiçoamentos visuais como o espelho frontal de aproximação com aquecimento e os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED. A partida é por botão, o volante é multifuncional e o quadro digital de instrumentos tem 12 polegadas. Além dos mesmos recursos de auxílio à condução do Accelo, recebeu ainda controle eletrônico de velocidade.
• A linha Arocs de caminhões extrapesados, além do atual 8×2, terá novos modelos com tração 6×4 para aplicações fora de estrada. São três modelos para mineração, construção civil e agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira. Os novos modelos 3351, 4151 e 3353 terão versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.