HB20 ou C3. Quem leva essa?
Mesmas categorias, mesmos preços, mas propostas diferentes
Dois carros lançados em 2022, com preços parecidos, disputam na mesma categoria, porém tem origens e concepções bem diferentes. Enquanto o primeiro tem pinta de SUV e entrega cores e formas mais orgânicas, o outro segue as tradições e conserva o visual hathback.
Citroën C3 Feel:
Motorização: 1.0
Combustível: Flex
Potência (cv): 75 (Álcool) e 71 (Gasolina)
Torque (kgfm): 10,7 (Álcool) e 10 (Gasolina)
Câmbio: manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: 3,98 metros de comprimento, 1,6 metros de altura, 1,73 metros de largura e 2,54 metros de entre eixos
Tanque: 47 litros
Porta-malas: 315 litros;
Hyundai HB20 Comfort
Motorização: 1.0
Combustível: Flex
Potência (cv): 80 (Álcool) e 75 (Gasolina)
Torque (kgfm): 10,2 (Álcool) e 9,4 (Gasolina)
Câmbio: manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: Altura (mm): 1470; Largura (mm): 1720; Comprimento (mm): 4015; Entre eixos (mm): 2530;
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 300 litrosepções
DESIGN
• O Citroën C3 chega a ser confundido com um SUV compacto, pelo fato de sua altura em relação ao solo ser maior do que a média, pelo formato que mistura o quadrado com as linhas orgânicas, bem como pela posição mais elevada para dirigir.
• O HB20, por sua vez, é um hatch padrão. Mas o novo modelo não é como qualquer outro. Em relação às gerações anteriores, fica mais sóbrio no visual, ganha elementos que reforçam os relevos da carroceria, linhas que sobem e descem para reforçar a impressão de movimento e de esportividade e cresce um pouco nas suas dimensões.
EQUIPAMENTOS
Ambos são carros que eram chamados de “populares”. Hoje, subiram um pouco de patamar. Sim, ambos ainda trazem motor 1.0 e pouco exploram os materiais. Entretanto, ambos entregam conectividade moderna.
• O HB20 vem equipado com multimídia de 8 polegadas com conectividade para smartphones, a do C3 tem 10 polegadas e ajuda um pouco mais a colorir o interior, com sua interface menos monocromática. As rodas de liga-leve do C3 e a assinatura de LED do DRL adicionam pontos de qualidade ante as rodas de ferro do Hyundai e o seu conjunto óptico convencional.
• Quanto à segurança, ambos trazem assistente de partida em rampas, controles de tração e de estabilidade. Entretanto, o HB20 tem seis airbags, enquanto o C3 conta com apenas dois. Outro ponto negativo do Citroën é o seu pequeno painel digital. É um quadrado pequeno que, apesar de ser bem legível, deixa de lado o conta-giros do motor.
VIDA A BORDO
• O Citroën C3 é mais alegre e jovial no interior, enquanto o HB20 é mais sóbrio. Isso se estende a muitos outros quesitos. O Hyundai explora diferentes elementos visuais com mais timidez. O C3 não, a começar pela superfície colorida e cheia de bolinhas em baixo relevo, logo à frente do passageiro. O espaço interno de ambos é muito bem aproveitado, com uma ligeira vantagem para o francês. A conectividade com as centrais é bem fácil, mas a do C3 é mais intuitiva, desde os primeiros momentos de utilização.
• Enquanto o C3 é mais durinho e filtra muito bem as imperfeições do solo, o HB20 é mais macio e, ao mesmo tempo, ágil e direto. A embreagem e as trocas de marcha do HB20 são mais suaves também.
CUSTO BENEFÍCIO
C3 é mais em conta e conquista um público mais
“descolado”
• A grana está curta e a lista de equipamentos do C3 chega a superar a do HB20 em alguns quesitos. Como o fator emotivo também faz parte do processo de compra, é mais difícil de falar “não” para ele do que para o HB20.
A percepção de SUV e os pontos mais modernos do projeto são grandes porquês. Outro aspecto primário é quando levamos em conta que, após a unificação com a Stellantis, o pós-venda da Citroën evoluiu demais.
DESEMPENHO E CONSUMO
• O HB20 vem equipado com o motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Com isso, é capaz de acelerar até 100 km/h em 14,5 segundos. Segundo o Inmetro, na gasolina, faz até 13,4 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada).
• O C3, por sua vez, vem com motor 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. Com isso, acelera até 100 km/h em 14,1 segundos. De acordo com o Inmetro, faz, na gasolina, 12,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.
Algo muito perceptível é que o C3 responde com mais agilidade do que o HB20, mas o seu rival entrega mais fôlego em altas rotações. Isso se deve à maior elasticidade do Citroën, que entrega o torque máximo em 3250 rpm (ante 4000 rpm do Hyundai).
Vencedor
Por todos os quesitos avaliados, o Hyundai HB20 é quem vence o duelo dos hatches compactos.
À primeira vista, o sul-coreano pode até parecer ser “menos carro” do que o C3, mas tudo o que ele traz é mais coerente para quem gosta de “vestir” o veículo. A única ocasião em que isso não se aplica é quando há preferência por se sentar mais alto no banco.