Jogar água nos freios do carro quando estão quentes é uma boa ideia ?
Jogar água nos freios do carro quando estão quentes é uma boa ideia ?
Ao descer uma estrada íngrime, longa e cheia de curvas fechadas, o motorista precisa frear consecutivamente, o que provoca o superaquecimento dos freios. Uma consequência desse processo pode ser a perda de eficiência do dispositivo pelo excesso de temperatura nas pastilhas e nos discos. É nesse momento em que alguns motoristas pensam em recorrer à água para esfriar o mecanismo, mas será que essa é uma boa ideia ?
A resposta é simples: não. A água fria pode causar o empenamento do disco de freio. O que pode gerar prejuízos financeiros e até acidentes.
É que o disco empenado vai causar vibrações do pedal do freio durante o acionamento, podendo gerar o desgaste prematuro das peças. Mas o mais grave é que você está fragilizando o tratamento térmico do metal do disco com o choque térmico, deixando o material mais frágil, fazendo com que até um impacto pequeno possa quebrar o freio e causar um acidente.
Por isso, seguir as recomendações dos fabricantes e as boas práticas de uso são o mais indicado. Neste caso, o melhor a fazer é parar no acostamento, esperar alguns minutos até o sistema esfriar e só aí, seguir viagem.